quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Coro de Câmara no Festival de Música de São Roque

No próximo domingo, dia 2 de Novembro, pelas 17h, o Coro de Câmara Lisboa Cantat apresenta-se num concerto integrado no Festival de Música de São Roque. Trata-se de um programa de Música Sacra Francesa e Portuguesa (Francis Poulenc na 1.ª parte e compositores portugueses contemporâneos na 2.ª parte).
Apareçam na Igreja do Instituto de São Pedro de Alcântara (Rua Luísa Todi, n.º 1 - entre a Rua do Alecrim e a Rua da Escola Politécnica). Os bilhetes podem ser comprados no local.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Vox Canonica em Loures


Será já no próximo sábado, pelas 21.30h, o concerto que o grupo Vox Canonica,formação coral de câmara á qual pertenço, no horizonte da execução de Música Antiga, visitará a minha paróquia de Santa Maria de Loures para um concerto de temática Mariana. Nele apresentaremos composições do Cancioneiro Medieval, Canto Gregoriano, Polifonia Renascentista e Rito Ortodoxo. Vai valer a pena, garanto! A entrada é livre, bastam-nos a vossa presença e aplausos.

Eu no São Carlos

Parecia mentira que me tivessem escolhido a mim entre tantos sopranos que fizeram prova para reforçar o Coro do Teatro Nacional de São Carlos. Tratei logo de espalhar a notícia por todos os amigos, claro!
O programa é especialmente aliciante, "In terra pax", oratório breve do suíço Frank Martin (1890-1974), para cinco solistas e coro, composto no pós-guerra (1944) e, logo, marcado pelas feridas por ela deixadas. Os textos foram adaptados pelo próprio compositor a partir da Sagrada Escritura. Uma oração inquietante com uma orquestração rica e sonora! Dirige o maestro Sébastien Rouland.
Grande Auditório do CCB, a 22 de Outubro, 21h.

O Elixir a terminar


Para abrir o apetite a quem ainda pode ainda ir ver o Elixir d'Amor ao Porto, Caldas, Guimarães ou Faro.

Cantemos e brindemos aos noivos tão amáveis. Que sejam muito longos os dias de prazer!

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Acerca do Elixir

As récitas já começaram há muito e no Teatro da Trindade já só actuamos mais 4 vezes! Depois passaremos pelo Coliseu do Porto, Caldas da Rainha, Faro e Guimarães.
Tem sido uma experiência muito engraçada... cansativa mas estimulante. As críticas ao coro também têm sido muito satisfatórias, felizmente!
Apareçam, ainda há tempo!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Elixir do Amor em Português


A ópera de G. Donizetti tem estreia marcada para dia 1 de Outubro. Estará no Teatro da Trindade até dia 19, com récitas às 4ª, 5ª, sábado às 20h e domingo às 18h.

Adaptação para o Português de Nuno Côrte-Real. Direcção Musical Cesário Costa. Encenação Maria Emília Correia.

Com Carla Caramujo, João Cipriano, Diogo Oliveira, Nuno Dias e Raquel Camarinha. Umas vezes camponeses, outras militares, lá estará o Coro de Câmara.

Os ensaios começam a 13 de Setembro, nessa altura volto a dar notícias.

Espero por todos lá, no Teatro.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Aniversário animado






Em Novembro de 2007 a minha mãe fez 65 anos e resolveu comemorá-los a rigor. Pediu-me que tratasse da música - por razões óbvias - e que não me esquecesse de alguns temas que ela adora (e que, naturalmente, não eram novidade para mim!) Assim, juntei um grupo de bons amigos e bons talentos, ensaiámos até tarde algumas noites e criámos um projecto muito divertido para nós e para quem nos ouviu.


Alguns temas, só para deixar um cheirinho: Imagine, What a wonderfull world, A tourada, My way, Your song, Pó de arroz, Je ne regrette rien, ... enfim, canções com sabor a passado... mas eternas! Um agradecimento muito especial a todos os que ajudaram a erguer esta ideia.


PS - O projecto está de pé para quem se interessar por uma participação original num evento especial. O contacto, já conhecem.




quarta-feira, 30 de julho de 2008

Casamentos recentes

O último foi mesmo de última hora... numa sexta às 10h telefonam-me para saber a minha disponibilidade para "tapar um buraco": casamento e baptizado, 2 em 1. A soprano tinha dado à luz umas boas semanas mais cedo do que era previsto e lá fui eu substituir a recém-mamã. Nunca tinha trabalhado com aquele grupo, mas foi muito interessante. Para além das vozes, havia ainda uma flauta transversal, uma guitarra, um violino e um bandolim, conjunto singular mas bem engraçado! No dia 8 de Agosto repetimos a dose, desta vez em Sintra e já com tempo para estudar as coisas...

Antes disso, no próximo sábado, dia 2, rumo a Azeitão. Os noivos andam um pouco indefinidos, mas o programa parece engraçado... e mais uma vez nunca trabalhei com esta formação (quarteto de vozes e piano, vai ser um bom desafio montar o repertório em tão pouco tempo).

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Requiem Verdi - Porto

A temporada "A Arte das Musas", da Orquestra do Norte, encerra dia 20 de Junho, às 21:30, na Igreja da Trindade, no Porto, com o Requiem de Verdi.
O Requiem contará com as participações da soprano Elvira Ferreira, da meio-soprano Margarida Reis, do tenor José Manuel Araújo, do barítono Ruben Amoretti, do Ensemble Vocal Pro Musica e com a Orquestra do Norte, com direcção a cargo do maestro José Ferreira Lobo. Lá estarei a reforçar o coro com mais uns amiguinhos porreiraços.
No Norte é que se trabalha...

segunda-feira, 2 de junho de 2008

Recital no ISPA

Na próxima quarta-feira, dia 4 de Junho, pelas 18.30h no ISPA, recital de canto e piano. Eu e a professora Eunice Bento interpretamos um repertório diversificado que inclui peças de Vivaldi Britten, Bach, Mozart e Villa-Lobos. Nesse mesmo dia, a aluna Maria Ferrer (violino) complementará o recital. Apareçam, a entrada é livre.
Rua Jardim do Tabaco, 34, 1149 - 041 Lisboa Telefones 218 811 700

Ou então, ciganita


Quando eu era pequena, para me irritar, a minha mana Rita já dizia que eu era filha de uma cigana... embora tenha tudo menos ar de cigana, um pouco de maquilhagem e uma boa produção faz os seus efeitos. Mas estas ciganitas tinham classe, não eram umas quaisquer.


Freira no Il Trovatore


Preparada para entrar em cena no coro das religiosas na ópera Il Trovatore, de Verdi. Na sexta-feira, dia 6, haverá nova dose desta feita em Portalegre.

quinta-feira, 29 de maio de 2008

Il Trovatore


Desde terça-feira, dia 27 de Junho, que estou em Vila Real entre ensaios e passeios para a récita da ópera Il Trovatore, de Giuseppe Verdi. Esta noite, pelas 22h, no Teatro Municipal de Vila Real e no sábado pelas 21-30h no Teatro Municipal da Guarda. Entradas livres para ambos os locais! Faço coro com mais uns quantos colegas e desta vez sou cigana e freira, vejam lá :-) o bom de ser "artista" é poder descansar de mim de vez em quando, eh, eh!

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Inêsita


Bem sei que ela não é um afazer musical, mas por enquanto está a dar muitas razões para cantar a toda a família e amigos. Apresento-vos a Inês, a minha sobrinha pequenota. É linda e muito fofa, como poderão comprovar.

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Casamento civil no Museu do Traje



É verdade que não costumo fazer casamentos civis mas desta vez abri uma excepção devido à urgência dos noivos em resolver a questão musical. Foi a 10 de Maio, no restaurante do Museu do Traje, em Lisboa, espaço que prima pela alta qualidade da cozinha e pelos belos arredores que compõem o jardim botânico, cheio de recantos a explorar (coisa que, infelizmente, não tive oportunidade de fazer). Abri a possibilidade aos noivos de escolherem o repertório ligeiro que mais lhes agradasse e depois fiz uma selecção para o antes e o depois do sim. Interpretámos Chico Buarque, Elis Regina, Keane, Louis Armstrong, Simon and Garfunkel, Joe Cocker, Rod Stewart, Eagles, Rádio Macau, etc... Foi muito cansativo e tivémos de suprir vários contratempos mas os noivos e convidados gostaram, e é isso que me faz dizer que valeu a pena os ensaios até horas tardias e as dores musculares que ainda tenho de transportar o material de som :-)

sábado, 10 de maio de 2008

Casamento Francisca




Quando dois cantores do mesmo coro resolvem casar, qual é o menor dos seus problemas de organização? Encontrar quem anime a cerimónia litúrgica. Foi o que aconteceu quando a Francisca e o Luís resolveram dar o nó. Um grupo de colegas do coro juntou-se em solidariedade para com o momento e embelezou a cerimónia. Os noivos estavam radiantes e também ousaram cantar: cantaram o salmo em dueto. É preciso coragem para o fazer num dia tão emotivo!

Três por Quatro


Juntámo-nos para fazer um favor a uma querida amiga, a Zeza, numa data especial para ela, e fizemos uma actuação no Clube dos Empresários. O repertório foi muito variado, árias de ópera, árias antigas, tercetos, duetos,... Paul Timmermans (piano), Diogo Dias (barítono), Margarida Silva e Mara Marques (sopranos). Além de bom, foi divertido e ainda merecemos um jantar muito saboroso no Clube dos Empresários, em Lisboa. PS - Na foto, a Mara e o Paul.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Margarida Marecos versão cabaré


A minha professora de canto - Margarida Marecos - fez um bilhante espectáculo no Teatro da Malaposta no passado sábado. Música de cabaré numa performance inesperada, inquietante, muito teatral, fugindo ao registo do recital convencional. Valeu mesmo a pena!

Fim-de-semana intensivo CCLC

A actual Formação do Coro de Câmara Lisboa Cantat. Fim-de-semana intensivo no hotel Meliã Capuchos para preparação do repertório a editar em CD e para o próximo concerto. Será a 13 de Maio no átrio do Teatro D. Maria II (ao Rossio), pelas 19h. Transmissão em directo para a Antena 2. Vale a pena ouvir!

segunda-feira, 7 de abril de 2008

Butterfly


Em Julho de 2007, num cenário único - o Castelo de São Jorge, em Lisboa -umas quantas gueishas divertiram-se e ajudaram à festa. A Ana Ester Neves (Mm Butterfly) foi brilhante!

Elixir do Amor


Festival de Ópera de Óbidos, Agosto de 2007. Aqui era camponesa na ópera O Elixir do Amor, de Donizetti. Foram uns dias divertidos com alguns amigos que, tal como eu, formavam o coro dos camponeses.

Pa-pa-pa



Ainda na Malaposta, nesse mesmo ano, eu de Papaguena e o meu amiguito Diogo de Papagueno! Foi o nosso grande dueto musical! Desculpem... estou em trajes menores, a saia era tão pesada que só vestia mesmo à boca de cena.

domingo, 6 de abril de 2008

Uma história para a Música 1

Participação num espectáculo musical no Teatro da Malaposta em 2006, desta feita num registo mais ligeirinho! Adorei!





A minha Igreja do coração


Por ser a da minha paróquia, por ter sido aqui que comecei a cantar, por ser nela que tenho feito mais casamentos, pela sua indiscutível beleza, pelo desafio de arranjar fundos para a realização das suas obras,...

Casamento na Igreja de Santa Engrácia, em Lisboa.
Desta vez acrescentámos ao formato original - piano/órgão e soprano - uma flauta transversal que muito nos enriqueceu. Os noivos e o prior eram de elevadas exigências musicais (entre outras coisas, dirigiu-se ao grupo antes da celebração para dar sugestões para a interpretação do "Panis Angelicus"), mas correu tudo muito bem.